O Evento
Festival Musimagem chega à sua nona edição (pela primeira vez em Niterói) nos formatos presencial e on-line com diversas participações internacionais!! Celebramos mais uma vez a presença de ilustres convidados e convidadas internacionais, como o compositor Harry Gregson-Williams (Shrek, Crônicas de Nárnia, Antz) e Matthijs Kieboom (Wolf) em Niterói, além das presenças on-line de Nicola Piovani (A Vida é Bela), Brad Fiedel (Exterminador do Futuro), Peter M. Bernstein (Caravana da Coragem), Debbie Wiseman (Padre Brown), Pinar Toprak (Capitã Marvel, Patrulha Canina) e os compositores membros da Musimagem Brasil, Plínio Profeta e o homenageado do ano Egberto Gismonti com o prêmio Remo Usai!!
O Festival conta com a parceria do Consulado Holandês que irá trazer ao Brasil o compositor Matthijs Kieboom. Conta também com a parceria da Associação Brasileira de Música e Artes – ABRAMUS, da Associação de Intérpretes e Músicos – ASSIM, do site espanhol SoundtrackFest, do produtor Robert Townson, da gravadora MovieScore Media, do designer Maurizio Manzo, além da nova parceria com o Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense – CEART e o Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense – IACS, levando o festival para Niterói pela primeira vez este ano
Prêmio Remo Usai para Egberto Gismonti
Em 2023 a Musimagem Brasil escolheu o compositor Egberto Gismonti para receber o prêmio REMO USAI. Egberto compôs mais de 60 trilhas, entre elas Estorvo (2000), Chico Xavier (2010) e Kuarup (1989), entre outras.
Com obras executadas em mais de 50 países, Egberto Gismonti é um dos principais nomes da música brasileira. Sua vasta produção musical inclui trilhas para teatro, cinema e balé. Lançou o selo discográfico que leva o nome de sua cidade natal, Carmo, onde atua como produtor e divulgador.
Compositor destacado e reconhecido em todo mundo, sua música já percorreu mais de 50 países. Gismonti assinou diversas trilhas sonoras para filmes e gravou 70 discos ao longo de sua carreira. Recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro em 2017 e recebeu o status de Comendador através da outorga da Ordem do Mérito Cultural em 2005.