"Debates, workshops, grupos de trabalho, concertos. Pelo 4o ano consecutivo, acontece no CCBB BH o mais importante encontro nacional sobre a música e o audiovisual. Com Orquestra Ouro Preto, Bruce Broughton"

Festival Musimagem Brasil - 4º ano.

Agora, mais do que uma tendência, é uma confirmação.

Nossa aposta estava certa!

Conseguimos, para além do nosso dia a dia, dentro de nossos estúdios, durante longas e solitárias jornadas, organizar esse evento que já ocupa lugar de grande importância no calendário do audiovisual brasileiro. Isso nos enche de orgulho e alegria.

Um dos objetivos da Musimagem Brasil é exaltar a presença e a importância do compositor no audiovisual, atividade em franco crescimento no Brasil e no mundo. As demandas não param de crescer, especialmente do VOD (video on demand), obrigando o compositor de música para imagem a estar sempre preparado para as novas tecnologias e exigências do mercado.

Quando um compositor se apaixona pelo trabalho com o audiovisual ele deixa de pensar apenas na música como seu objetivo final. Ele vai além, deixando que sua música se integre a outras formas de arte. Busca a interação, a tradução, o transbordar, o antagonismo, o reforço, a dúvida, uma outra dimensão ao compor para imagem. E essa viagem pode ficar muito subjetiva e rica, o que nos dá grande prazer e agrega valor ao produto audiovisual, proporcionando maior qualidade da experiência por parte do público.

E por falar em transbordar, vamos transbordar o CCBB de BH de música e imagens. Faremos um video mapping na fachada desse belíssimo prédio, com música original, composta e tocada ao vivo por nossos associados, durante a projeção.

Teremos grupos de trabalho, com assuntos de interesse para a cadeia produtiva/ criativa e uma mesa de debate sobre mulheres compositoras no audiovisual. Discutiremos os limites entre efeitos sonoros e música, limites esses cada vez mais tênues.

Haverá também workshop livre de criação musical além do sempre esperado concerto da nossa querida parceira, a Orquestra Ouro Preto, tocando composições nossas e do nosso convidado internacional, Bruce Broughton.

Responsável pela música de sucessos mundiais como Silverado, que recebeu nomeação ao Oscar de melhor música, Bruce é detentor de nove Emmys! Teremos um espaço para conversar com esse grande compositor, com direito a tradução simultânea.

Nosso braço em projetos sociais também estará em destaque, bem como as discussões sobre o mercado de trabalho e o lançamento não de 1 mas de dois livros dos nossos associados; Ricardo Petracca e Felipe Radicetti.

Falaremos de animação, de marketing para compositores, entre muitas outras coisas.

O Prêmio Remo Usai, estabelecido na edição do ano passado, vai ser entregue ao compositor Sergio Ricardo, mais conhecido pelo grande público por sua música para Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha.

Em sua quarta edição, o Festival Musimagem reafirma-se como evento de referência, não só para os compositores que trabalham no audiovisual, mas para todos os profissionais da área, bem como para interessados e público em geral.

Ao final de cada jornada anual, depois do mergulho que damos no universo da música para imagem, já sentimos saudades do evento. Mas junto da saudade nos vemos imbuídos da mesma ansiedade de sempre, já pensando no ano seguinte quando mais uma vez, surpreenderemos o nosso público e a nós mesmos com mais um Festival Musimagem.

José Neto - Presidente